Catapora Transmissão

Veja como é a transmissão da Catapora

Antes de tudo, vamos saber o que é a Catapora, que para começo de conversa tem o nome científico de varicela. Mas aqui vamos usar o nome Catapora por ser assim que a doença é popularmente conhecida. Saiba mais sobre a Catapora e como acontece a sua Transmissão de pessoa para pessoa.

catapora transmissao Catapora Transmissão

A Catapora é uma doença do tipo infecciosa que é causada por um vírus chamado Varicela-Zoster (por isso o seu nome original é Varicela). Esse vírus espalhado pelo corpo cria lesões na pele, que nascem em forma de bolhas, causando assim coceiras, além de cansaço e febre.

As lesões conseqüentes da Catapora aparecem na pele geralmente em partes como no tronco e face primeiro. Essas lesões –  bolhas – vão se espalhando por todo o corpo muito rápido, se a pessoa não se vacinar assim que surgirem as primeiras.

Como acontece a Transmissão da catapora?

A catapora é uma doença altamente infecciosa e sua transmissão acontece de pessoa para pessoa através do contato direto ou pelo ar, que o infectado espirra ou tosse, por exemplo. A Transmissão da Catapora do infeccionado para o sadio, pode acontecer de 1 a 2 dias, depois que aparecerem as primeiras bolhas no infectado, porém os sintomas da Catapora levam de 10 a 21 dias depois da exposição para se desenvolverem na pessoa.

Pessoas que já se vacinaram contra Catapora ainda podem contrair a doença, por meio da transmissão explicada anteriormente. Esses casos chegam a atingir em torno de 15 a 20% das pessoas que já receberam a dose da vacina. Mas quando a pessoa já vacinada contrai a doença novamente isso já ocorre diferente, pois, ao contrário de quem contrai pela primeira vez que chega a ter mais de 250 a 500 bolhas espalhadas pelo corpo, a que já foi vacinada terá em torno de 50 bolhas.

É preciso muita atenção para quando estivermos próximos a alguém que esteja com varicela. A Transmissão da Catapora acontece de forma simples e fácil, já que é imperceptível. Até conversando a pessoa pode transmitir a doença, já que está expelindo saliva, mesmo que não seja visível.

Tudo sobre Catapora


5 Comentários

jonainesetembro 11th, 2012 at 17:51

a catapora pode ser contrida mais de uma vez?

Marcelo Nunesoutubro 18th, 2012 at 14:39

Se uma pessoa que estiver com a catapora vier em minha casa, quanto tempo o virus fica no ar? pois tenho uma filha e não queria que ela pegasse.

Denize Sussoutubro 29th, 2012 at 12:39

Gostaria de saber, se meu filho estiver com varicela, e eu a mãe que já tive ou não peguei corro o risco de ser a transmissora do vírus para outras pessoas? Enquanto estiver cuidando do filho? O que devo fazer?

Irenedezembro 8th, 2012 at 9:11

Muito bom o esclarecimento sobre o assunto. Valeu!!

marleneoutubro 27th, 2013 at 9:50

a a varicela pode ser contrida mais de uma vez?

Deixe um Comentário

Seu comentário