Catapora Tratamento

Tratamentos para Catapora

A catapora – nome popular para Varicela – é uma doença muito comum que se manifesta em crianças de qualquer idade e que confere imunidade, ou seja, só se tem uma vez se tomar a vacina que combate o vírus. Confira como é feito o tratamento da catapora.
catapora tratamento Catapora Tratamento

A catapora é transmitida por vírus, que uma vez no sangue provoca o aparecimento de bolhas por toda a pele. Essas bolhas causam coceira e irritações. Dependendo de como seja a bolha, com líquido amarelo, por exemplo, pode significar infecções e até pneumonia. As infecções e outras doenças mais sérias podem surgir através da Catapora se as bolhas entrarem em contato com muita sujeira, por isso o primeiro tratamento recomendado contra varicela é lavar bem a pele e nunca coçar as lesões.

O tratamento da catapora é sintomático e seu início se dá nos cuidados que a pessoa deve ter com sua higiene, começando por cortar suas unhas para não ferir as bolhas no corpo; usar sabonete anticéptico durante o banho; lavar bem as mãos; usar também permanganato de potássio (na água do banho), entre outros cuidados como separar copos e talheres, além de objetos de uso pessoal, já que eles podem transmitir o vírus para outra pessoa.

Há ainda alguns tipos de chás que são recomendados para o tratamento da varicela (que podem ser usados tanto para ingestão quanto para usar durante o banho para lavar as lesões no corpo). São eles: Chá do Aipo; Chapéu-de-couro (uma erva nativa que pertence a família das alismatáceas – planta nativa do Brasil); Chá da Melissa e Chá do Eucalipto. Todos esses chás já foram testados em tratamento contra a catapora antes, é bom lembrar.

Um antiviral recomendado no Tratamento de Catapora é o Aciclovir, que pode ser usado naqueles pacientes que tem idade acima dos 12 anos ou também naqueles que se encontra com maior risco de complicações. Lembrando que a droga não vai eliminar o vírus, mas pelo menos diminui o tempo de doença, os riscos de complicações e o número de lesões na pele.

Tudo sobre Catapora


3 Comentários

ELAINEsetembro 13th, 2012 at 16:30

Boa tarde!

Gostaria de saber se posso medicar minha filha que tem 2 anos com paracetamal, pois ela esta com catapora e apresenta um pouco de febre.

Obrigada!
Fico no aguardo

ELAINE VIEIRA

CAMILA ISABELjulho 1st, 2013 at 16:16

MEU FILHO COMEÇOU HOJE APARECER OS SINTOMAS E JA VOU COMEÇAR O TRATAMENTO. OBRIGADO.

REGINAjulho 1st, 2013 at 21:08

EU TENHO 29 ANOS É A PRIMEIRA VEZ QUE TIVE CATAPORA SÃO MUITAS CORSEIRAS E TENHO UMA FILHA DE 5 ANOS ELA NUNCA TEVE ESTOU COM MUITO MEDO QUE ELA PEGUE O EU FAÇO?

Deixe um Comentário

Seu comentário