Sarampo – Tratamento, Causas, Sintomas

Sintomas e Tratamento do Sarampo

O Sarampo é uma doença infecto-contagiosa grave que pode causar febre, manchas na pele e outras complicações. O sarampo é causado por um vírus que se espalha facilmente de uma pessoa para outra, atacando principalmente crianças até 10 anos de idade, mas esporadicamente pode acometer adulto. O morbili vírus se espalha facilmente através de secreções.

sarampo

Os sintomas do sarampo começam a partir do 10° dia depois da exposição ao vírus do sarampo e a doença dura de 1 a 2 semanas. Começa os sintomas com o nariz escorrendo, seguindo de olhos lacrimejantes, tosse e febre alta. Alguns dos sintomas podem até ser confundidos com uma gripe forte. Nos primeiros dias, aparecem manchas avermelhadas que começam no rosto (exantema maculopapular eritematoso)que progridem em direção aos pés.

Outros sintomas do sarampo são: mal-estar, conjuntivite, perda do apetite, manchas brancas na parte interna das bochechas (exantema de Koplik), otite, pneumonia e encefalite, essas três são os sintomas mais graves da doença.

O diagnóstico do sarampo é feito por meio de exames clínicos e, quando necessário, confirmado por exame de sangue.

Tratamento do Sarampo

Por ser uma doença autolimitada, o tratamento é sintomático, ou seja, é feito apenas para aliviar os sintomas. Os pacientes com sarampo devem permanecer em repouso, ingerir bastante líquido, comer alimentos leves, limpar os olhos com água morna (quando dá conjuntivite forma-se uma secreção nos olhos) e tomar antitérmico para aliviar a febre (no caso de tê-la). Em alguns casos, é necessário tomar medicamentos para aumentar a imunidade.

formas de prevenção da doença, por meio de vacina que tem eficácia em 97% dos casos. Devem ser aplicadas duas doses a partir do nono mês de vida da criança. Exceções para a aplicação dessa vacina são para mulheres grávidas e os imunossuprimidos, adultos que não foram vacinados e não tiveram a doença na infância devem tomar a vacina.

Algumas recomendações são necessárias: não descuidar do programa de vacinação das crianças, não deixar de procurar atendimento médico no caso de aparecerem manchas avermelhadas na pele da criança, mesmo se ela já foi vacinada; investigue se você já teve a doença na infância e, em caso de dúvida quanto a isso, procure um centro de vacinação.

Tudo sobre Catapora

  • catapora-sintomas-150x150Catapora Sintomas Conheça os Sintomas da Catapora A Varicela ou Catapora como é conhecida popularmente, para quem não sabe, é uma doença viral e é causada pelo Herpesvirus Varicellae. A doença vem a ser transmitida por este vírus com mais freqüência nas crianças, são muito poucos os casos em adultos. A mesma é bastante incômoda, pois a mesma cria pequenas bolhas em nossa pele, que são bastante […]
  • catapora-gravidez-150x150Catapora na Gravidez – Informações Informações necessários e cuidados com a Catapora na Gravidez Quando falamos em gravidez, logo vemos que se trata de um assunto muito delicado. Os cuidados a serem tomados são muitos, e as responsabilidades aumentam drasticamente. Uma gravidez é algo incrível, porém, existem várias coisas que podem fazê-la passar por sérios problemas e causar complicações, tanto para a mãe como para […]
  • catapora-vacina-150x150Vacina contra Catapora Catapora Vacina A Varicela conhecida como catapora é uma doença viral que é bem comum durante a infância tem como principais sintomas bolhinhas avermelhadas no corpo, acompanhadas de febre alta. Mas, existem as vacinas contra catapora para preveni-la. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda duas doses de vacina contra a varicela (uma a partir dos 12 meses de idade […]
  • catapora-cuidados-150x150Catapora Cuidados Cuidados com a Catapora A varicela ou simplesmente catapora como é conhecida popularmente é uma doença de caráter viral, no qual, é causada pelo Herpesvirus Varicellae. A doença costuma atacar em maior volume o público mais jovem, que são as crianças. Saiba que a transmissão da doença pode ser feita desde pequenas gotículas e também por meio das secreções nasais que estejam […]

1 Comentário em “Sarampo – Tratamento, Causas, Sintomas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *